Oportunidade

Curso de marcenaria é ofertado gratuitamente em Santiago

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santiago (divulgação)

Desde o início de julho, 30 alunos estão participando do curso de marcenaria promovido pela Escola do Empreendedor em Santiago. Durante seis meses, o grupo terá acesso a palestras e aulas teórico-práticas presenciais, de forma gratuita.

Vacinação segue para trabalhadores industriais nesta quarta-feira em Santa Maria

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Sadi Gioda, a ação é para capacitar e inserir os alunos no mercado de trabalho. Para isso, o projeto Escola do Empreendedor conta com os dados e pesquisas da Agência FGTAS/Sine Santiago para formular propostas que contemplem as áreas que necessitam de preenchimento de vagas.No caso do curso de marcenaria, a entidade ajudou com o conteúdo: 

- Auxiliamos na elaboração do conteúdo programático e escolha dos participantes de acordo com o perfil que os empresários buscam encontrar no mercado de trabalho - afirma o coordenador da Agência FGTAS/Sine, Bruno Bertoldo de Melo.

Com 77% de ocupação de UTI, Santa Maria tem a menor taxa desde fevereiro

Foi desta forma que a diarista Zamara Santos dos Santos, 35, conquistou uma vaga no curso de marcenaria. Após se informar pelo Facebook, ela enviou um currículo para o Sine, demonstrando interesse na oportunidade. A notícia sobre ter sido uma das selecionadas para a capacitação foi recebida com felicidade e esperança de um novo ofiício:

- Foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido na minha vida. Porque, com essa oportunidade, nós teremos mais chances de ingressar no mercado de trabalho. Sem falar na experiência que esse curso está passando. Pretendo seguir trabalhando nessa área - conclui ela.

ESCOLA DO EMPREENDEDOR
A Escola do empreendedor tem proporcionado oportunidades aos santiaguenses, especialmente durante a pandemia. A iniciativa conta com o envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Esporte, Lazer e Cultura, assim como o apoio de empresas locais. Para Gioda, o papel dos empreendimentos no projeto é amplo e necessário.

- Eles podem entrar em diversos segmentos do processo, na orientação e criação da demanda, no apoio de aulas teóricas sobre seu segmento, ou no recebimento de estágio voluntário de alguns formatos de cursos, ou ainda com a preparação para, no final da capacitação, receber o profissional como futuro colaborador contratado da empresa.

Programação cultural tem festa literária e música ao vivo nos bares

Propositor da Escola, o vereador Batista Manzoni (PP) destaca a importância do projeto como um todo para a comunidade:

-A Escola do empreendedor é a concretização da união de políticas públicas, tanto da prefeitura, quanto da Câmara, empresários e entidades locais, para buscar capacitações que gerem impacto na vida das pessoas. Se trata de inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento de características empreendedoras e quem sabe o surgimento de novas empresas. Mais que um programa de governo é preciso deixar um legado para a comunidade na geração de emprego e renda, mas principalmente na formação do cidadão. 

NOVOS CURSOS
Além do técnico em preparação de bolos, pães e massas caseiras, que deve iniciar no dia 19 de julho, novos cursos devem ser ofertados em breve.

-Em nosso radar, estão ações futuras para construção civil, serralheria, vendas, primeiro emprego, transformação digital, operador de máquinas agrícolas e várias ações de fala sobre as vocações empreendedoras - reforça o secretário Gioda.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Com 30 alunos, o curso de marcenaria teve inicio no dia 5 de julho, em Santiago. Novas ações devem ser divulgada em breve.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Palestra sobre saúde mental e uso de tecnologias no ensino ocorre nesta sexta-feira Anterior

Palestra sobre saúde mental e uso de tecnologias no ensino ocorre nesta sexta-feira

Dona Francisca abre contratação temporária para fisioterapeuta Próximo

Dona Francisca abre contratação temporária para fisioterapeuta

Geral